Constipação ou Obstipação intestinal

Define-se como constipação intestinal fezes muito duras, muito pequenas, difícil de serem expelidas, ou sensação de esvaziamento incompleto.

Uma forma padronizada internacionalmente para diagnosticar constipação funcional, baseia-se nos critérios de Roma IV. São considerados constipados aqueles que apresentam dois ou mais desses critérios. Muitas vezes o diagnóstico é realizado através das complicações, como dor abdominal, presença de doença hemorroidária, fissura anal e até mesmo a incontinência anal.

A constipação é um dos sintomas gastrointestinais mais frequentes e uma das principais razões para consultas médicas ambulatoriais. Basicamente, está relacionada com distúrbios da motilidade intestinal e do assoalho pélvico ou com a combinação de ambos, de modo que a origem exata destes fatores é idiopática. O sexo feminino é mais comumente acometido pelos sintomas que o masculino.

Nos idosos, a constipação é um sintoma frequente e geralmente está associado à hipomobilidade cólica. No climatério já é mais comum a queixa de dificuldade de saída decorrente da flacidez e descenso perineal.


Agende uma consulta

Preencha o formulário abaixo com seus dados para que possamos entrar em contato

Nós nunca compartilhamos suas informações com terceiros.
Nós nunca compartilhamos suas informações com terceiros.