Enurese Noturna

O que é Enurese noturna? (xixi na cama)

Enurese é um termo que significa perda involuntária de urina. Existem vários tipos de enurese:

Cerca de 80% das crianças que fazem xixi na cama tem um quadro de enurese noturna primária e monossintomática, ou seja, são crianças que nunca chegaram a ter controle total da micção durante o sono e não apresentam nenhum outro sinal ou sintoma além da própria enurese noturna.

A prevalência da enurese noturna primária e monossintomática vai caindo conforme a idade. O percentual e as idades das crianças que fazem xixi na cama são:

Até os 4 anos de idade, não consideramos a enurese uma questão relevante, pois, apesar de já haver crianças que conseguem ter controle noturno da bexiga, o desenvolvimento neurológico responsável pela continência urinária ainda não está completo.

A enurese noturna é duas vezes mais comum nos meninos que nas meninas, depois dos 5 anos pode representar um golpe duro na autoestima da criança. Em muitos casos, ela se torna arredia, não aceita convites dos amigos para dormir fora de casa, não viaja com os colegas da escola. A enurese noturna pode até interferir negativamente em seu desempenho escolar.

O primeiro recurso para o tratamento da enurese é instituir mudanças nos hábitos de vida (terapia comportamental), como evitar ingerir líquidos antes de dormir, assim como evitar alimentos ácidos que possam irritar a bexiga ou aqueles que retardam o funcionamento dos intestinos. A fisioterapia pélvica associada ao acompanhamento médico e uma excelente opção de tratamento.

Preencha o formulário abaixo com seus dados para que possamos entrar em contato

Nós nunca compartilhamos suas informações com terceiros.