Gestação

A gestação é um período mágico onde a mulher experimenta a plenitude feminina e passa por grandes transformações e modificações fisiológicas. E para que esta fase traga o máximo de prazer, com saúde e bem-estar a gestante precisa estar em dia com seu pré-natal junto a seu obstetra e deveria também realizar a fisioterapia pélvica.

Cerca de 40% das gestantes apresentam um ou mais episódios de incontinência durante a gestação ou logo após o parto. Com a fisioterapia, que reforça os músculos do Assoalho Pélvico, ocorre uma diminuição da perda de urina e cura.

Além disso, a fisioterapia pélvica se torna uma grande aliada contra um dos maiores temores da gestante durante o parto natural, a episiotomia (corte na região do períneo) e lacerações. O tratamento evita essa prática e deixa região pélvica mais preparada para a saída do bebê.

Os exercícios realizados pela fisioterapia pélvica não se limitam apenas aos músculos do assoalho pélvico (músculos perineais), eles são adaptados para a gestante e respeitam a sua idade gestacional. São realizados exercícios que incrementam o metabolismo e a respiração, fortalecem músculos e articulações, diminuem o inchaço das pernas e proporcionam bem-estar.

A fisioterapia pélvica também auxilia no pós-parto e ajuda na recuperação da mamãe. Além de prevenir ou tratar possíveis sequelas do parto como a formação de aderências cicatriciais, diástase (separação) dos músculos retos abdominais e também prepara a musculatura perineal para o retorno da função sexual sem dor.

Confira aqui os principais benefícios da fisioterapia pélvica para gestantes:

No pré-parto:
No parto:
No pós-parto:

No primeiro trimestre de gestação o tratamento, as técnicas são de conscientização corporal e de assoalho pélvico, além de exercícios com poucos gastos energéticos e massagens relaxantes, para prevenção de dores lombo pélvicas, desconforto respiratório, edema (inchaço) de membros inferiores e cãibras.

No segundo trimestre, há uma atuação maior da fisioterapia pélvica/obstétrica, pois há necessidade de adaptar a mulher às principais mudanças corporais, e fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.

No terceiro trimestre, o trabalho será totalmente voltado para a preparação da mulher para o parto normal. A preparação é muito importante para que a mulher possa entender o que irá acontecer com ela durante o trabalho de parto. Evitando episiotomia, lacerações, dores e cesariana. Sem dúvidas, isso preparará a gestante fisicamente e psicologicamente para o instante do parto.


Agende uma consulta

Preencha o formulário abaixo com seus dados para que possamos entrar em contato

Nós nunca compartilhamos suas informações com terceiros.
Nós nunca compartilhamos suas informações com terceiros.