Incontinência Urinária

A incontinência urinária (IU) é toda perda involuntária de urina, ou seja, quando a urina escapa sem que a pessoa perceba e ou consiga controlar.

A IU afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 10 milhões de brasileiros sofrem com o problema.  Ao contrário do que muitos pensam, pessoas de todas as idades podem apresentar os sintomas da incontinência urinária, no entanto, é mais comum em mulheres e em pessoas idosas.

A incontinência urinária traz um grande prejuízo na qualidade de vida do indivíduo, que muitas vezes não pode realizar tarefas diárias como ir à academia, pegar o seu filho no colo, sair para jantar com os amigos com medo de que um novo acidente aconteça.

O constrangimento e a vergonha impedem que a pessoa fale sobre o assunto e procure ajuda.  Mas, o mais importante é você saber que existem vários tratamentos que podem melhorar ou curar a perda urinária.

Eu posso ajudar a indicar qual a melhor abordagem e tratamento para o seu caso.

Tipos de incontinência urinária:

Incontinência Urinária de esforço: que ocorre quando a pessoa perde urina ao rir, tossir, espirrar, exercitar-se, subir escadas, levantar peso ou exercer alguma outra forma de pressão sobre o assoalho pélvico. Em muitos casos, esse tipo de incontinência pode ser ocasionado por alguma lesão nos esfíncteres (músculos) da uretra.

Incontinência de Urgência: é uma vontade repentina de urinar, em que muitas vezes não é possível chegar a tempo ao banheiro antes que haja o vazamento de urina. Isso pode acontecer mesmo quando há pouca quantidade de urina na bexiga e uma das maiores causas é a Síndrome da Bexiga Hiperativa.

Incontinência Urinária Mista: quando há características de mais de um tipo de incontinência.

Incontinência Urinária por transbordamento: é quando a bexiga permanece sempre cheia ou nunca se esvazia totalmente ocorrendo vazamento ou gotejamento.

Incontinência Urinária Funcional: quando há perda de urina devido a problemas físicos ou intelectuais que impedem que a pessoa se desloque a tempo até o banheiro, por exemplo, pacientes acamados, pessoas com dificuldades em se deslocar, etc.

Muitas podem ser as causas das incontinências urinárias. Mas, o mais importante que você deve saber é que as incontinências podem ser sintomas de doenças mais importantes, como por exemplo:

– Câncer de bexiga;
– aumento da próstata;
– câncer de próstata;
– diabetes;
– Infecções do trato urinário;
– entre outras.

Outras condições de saúde podem colocá-lo em risco para desenvolver incontinência urinária: 

– Gravidez e Partos;
– Cirurgias como histerectomia e prostectomia
– Obesidade;
– Prisão de ventre (constipação)
– Infecções do trato urinário
– Menopausa;
– Esclerose Múltipla;
– Doença de Parkinson;
– AVC;
– Alimentação;
– Envelhecimento;
– entre outros.


Agende uma consulta

Preencha o formulário abaixo com seus dados para que possamos entrar em contato

Nós nunca compartilhamos suas informações com terceiros.
Nós nunca compartilhamos suas informações com terceiros.