Prolapsos Urogenitais

Define-se como prolapso genital o deslocamento das vísceras pélvicas no sentido do hiato vaginal. Ocorre devido ao desequilíbrio entre as forças encarregadas de manter os órgãos pélvicos em sua posição normal e aquelas que tendem a expulsá-los para fora da pelve.

O prolapso genital é extremamente frequente, afetando um terço das mulheres e aproximadamente 60% delas com mais de 60 anos. A perda de suporte vaginal ou uterino é verificada entre 43%-76% das pacientes em consultas ginecológicas de rotina.

A causa do prolapso é multifatorial, variando de paciente para paciente. O aumento da paridade, parto vaginal, envelhecimento e aumento do índice massa corpórea são os fatores de risco mais consistentes. Contudo, o parto vaginal ainda é o fator mais frequentemente associado com prolapso. O trabalho de parto pode causar disfunções do assoalho pélvico como resultado de lesão nervosa, lesão muscular e ruptura direta dos tecidos.

Mulheres que desenvolvem prolapso podem se apresentar com sintomas isolados como sensação ou visualização do abaulamento vaginal ou pressão pélvica, ou com várias queixas, incluindo sintomas urinários, intestinais e sexuais, muitos pacientes se queixam de dor pélvica.


Agende uma consulta

Preencha o formulário abaixo com seus dados para que possamos entrar em contato

Nós nunca compartilhamos suas informações com terceiros.
Nós nunca compartilhamos suas informações com terceiros.